Skip to content

Quais são as tendências do décor para 2022

A promoção do bem-estar e do aconchego é a principal tendência de projetos de arquitetura e design de interiores para 2021/2022.

Em um mundo que exige cada vez mais praticidade, a necessidade de casas confortáveis que possam ser versáteis e multifuncionais está mais evidente do que nunca. Uma vez que a pandemia atingiu e o mundo entrou em lockdown, a estética do conforto acabou sendo impulsionada na indústria de decoração de interiores e de outros setores como moda, alimentação e estética.

Das variantes dessa estética comfy, é possível analisar alguns desdobramentos como minimalismo acolhedor ou o novo minimalismo. Seja na arte, em cores neutras ou em móveis baixos de linhas simples, o espírito do minimalismo (também conhecido como estilo escandinavo) dominou o design de interiores e a decoração desde o início dos anos 2000.

Mas, após esses anos quarentenados, as pessoas estão em busca de conforto e ambientes mais acolhedores e menos estéreis e frios. Os espaços aparecem com um mix de estilos e abraçam cores mais vibrantes, formas orgânicas e camadas decorativas.

O minimalismo se mantém nos espaços, na fluidez dos caminhos, na combinação orgânica de linhas curvas e retas, na discrição do design elegante e diferenciado na simplicidade – quanto mais simples, melhor, mas sempre, com um toque de aconchego. Os materiais aparecem mais macios ao toque, confortáveis e de boa qualidade. A paleta de cores neutra, com tons cream e marrom, fica em evidência.

Além disso, os tons pastel ainda permanecem, pois criam uma sensação de tranquilidade.
Outro tópico em alta é a preferência pelos ambientes integrados para o melhor uso coletivo.
Deixar os ambientes mais amplos e, ao mesmo tempo, mais aconchegantes também será incorporado, afinal, estamos unificando várias funções dentro da casa, em busca de uma sensação de bem-estar maior.

Retrô Come Back

Esse desdobramento vem de ensinamentos do ano passado que impactou os ambientes na busca do essencial. Por isso objetos que remetem a memórias afetivas e histórias estão inseridos na decoração. O vaivém passado, presente e futuro aparece em roupagens retrô ou remaster, as conhecidas reedições.

Modernismo Orgânico – A natureza continua mais próxima

Esse estilo valoriza a vida em sua forma pura, com ambientes pontuados pela natureza: paredes com painéis de madeira mais clara, plantas em vasos, cores terracota. A natureza estará presente tanto na área externa quanto na interna, pois essa relação do interno com o externo está cada vez mais inter ligada.

A iluminação natural será muito valorizada. Também segue em 2022 a proposta de valorizar materiais naturais como pedra, madeira e revestimentos de palha. A aposta é em uma decoração mais autêntica, que permite seduzir pelas irregularidades e imperfeições.
Objetos artesanais, móveis antigos e materiais duradouros com aspectos verdadeiros.

Golden Fever

Quando falamos no universo da decoração, já sabemos que as tendências são cíclicas: elas vêm e voltam de tempos em tempos. Mesmo a cor dourada parecendo não ter prazo de validade, ela andou um pouco sumida e agora está de volta com tudo.

Os objetos que carregam esse tom remetem a esse metal precioso. O ouro é a cor do vencedor. Psicologicamente falando, o dourado é interpretado como a cor da sabedoria interior, da qualidade e da abundância. A cor dourada representa o sucesso, a realização e o triunfo, também muito associada à prosperidade, ao prestígio, a sofisticação e elegância.

O dourado também simboliza a vibração elevada, vigor, inteligência superior e nobreza, levando charme e construindo confiança, oferecendo poder, persuasão, energia e inteligência. Muitos dos sentimentos que após a pandemia, as pessoas querem incorporar na casa.

Peças e mobiliários multifacetados

conforto também tem haver com a busca de praticidade, com itens, peças e mobiliários que sejam fáceis de usar e combinar, ou que possam ser usados em várias situações.
Atender a mais que uma função é uma característica presente nas peças para 2022. Estão na lista móveis retráteis, híbridos, que atendem a outros usos e ainda podem compor em ambientes também distintos.

Se home office foi a palavra-chave de 2020, adaptar-se com estética e conforto a essa realidade também. Principalmente porque nossa casa virou também cenário de sala de reunião.